Um ciclone extratropical distante da costa influencia o tempo em Santa Catarina e traz risco de ressaca com ondas de até 6 metros em alto mar ao longo desta terça-feira (13). Na Grande Florianópolis, o mar segue agitado e com ondas entre 2,5 e 3,5 metros, e picos de até 4 metros.
A atuação da massa de ar frio também traz consequências para o estado e as baixas temperaturas seguem nos próximos dias. Nesta terça, pelo quinto dia seguido a Serra catarinense teve mínima negativa.
O risco é “muito alto” no Litoral Sul para ocorrências relacionadas a atividades de pesca, navegação e realização de esportes náuticos, segundo a Defesa Civil.
Em relação ao frio, o órgão catarinense afirma que o risco é “moderado” em todo o estado para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Assim como nesta terça, o amanhecer da quarta-feira (14) será com temperaturas mínimas negativas ou próximas dos 0°C em todo o estado no amanhecer. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso sobre a onda de frio.
Recomendações
Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
Com informações G1SC
Foto: Arquivo/Reprodução/Veja o Mar