sexta-feira, 18 abril, 2025
Ultimas noticias

Ciclofaixas devem estimular o uso de bicicletas

Não polui o meio-ambiente, ocupa menos espaço em relação a veículos automobilísticos e ainda faz bem a quem utiliza. Além de um meio de lazer e esporte, a bicicleta também pode ser alternativa para locomoção dentro das cidades. Para isso, entretanto, é preciso que haja um espaço destinado a elas, como as ciclofaixas e as ciclovias, gerando segurança para todos. 

Içara está entre os municípios que ainda tentam incluir esse meio de transporte no plano de mobilidade urbana. Atualmente, a única área de ciclofaixa existente na cidade está localizada na Rua Djalma Escaravaco, no bairro Jaqueline. Mesmo assim, seus efeitos acabam não sendo de grande expressão neste momento, em função dos poucos metros da via. 

De acordo com o secretário de Planejamento e Controle Interno de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, novas áreas e são sendo programadas. “Está para iniciar uma obra de asfalto na comunidade de Segunda Linha (Morro Bonito), na estrada que segue até o Santuário (ICR-253). Ali já estamos prevendo esta questão de uma ciclofaixa para que os ciclistas a utilizem. Acreditamos que seja algo muito importante, até em função do movimento que ela terá depois do asfalto”, comenta o secretário.

Programação

Lodetti reconhece que essas áreas são poucas, se levada em consideração a necessidade. “O que nós temos hoje são pontos isolados”, ressalta. Entretanto, ele diz que o município já trabalha para mudar o panorama. Inclusive, a atualização do Plano Diretor, em fase de conclusão, já prevê medidas nesse sentido.

“No novo Plano Diretor, nós já estamos trabalhando toda esta questão de ciclofaixas, tanto que conforme está sendo estabelecido, os novos loteamentos que surgirem na cidade devem ter uma área específica aos ciclistas. Esta passará a ser uma obrigação dos novos loteamentos, pois trata-se de uma necessidade para a cidade”, finaliza.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis