A instalação de uma usina solar fotovoltaica em Içara foi proposta pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) em parceria com Flach & Philippsen e a italiana Era Soluções Ecosustentáveis. De acordo com o diretor da Flach & Philippsen, Fernando Flach, o projeto nasceu de uma necessidade do mercado como alternativa para os reajustes tarifários.
“A Cermoful está diversificando seus trabalhos e buscando novos recursos para no futuro ter autonomia em produção de energia limpa e renovável, que pode ser utilizada em escolas, creches, postos de saúde e outras estruturas públicas”coloca Flach.
Segundo o engenheiro da empresa, Gustavo Verdieli, a intenção do projeto é iniciar com uma planta para produzir um mega volts. “Se faz o primeiro mega e depois vai crescendo em módulos. O projeto tem capacidade de cinco mega volts” explica. Para o Presidente da Câmara Laudelino Calegari o projeto é interessante e moderno. “O município e toda região está crescendo e a demanda por energia vai aumentar, sendo que novas alternativas são importantes para o desenvolvimento econômico”; coloca Calegari.
Colaboração: André Dal Pont/Câmara de Vereadores de Içara


















