CBMSC inicia temporada da Operação Veraneio 2023/2024

Foto: Divulgação

No litoral sul catarinense mais de 200 guarda-vidas, estarão prestando atendimento aos banhistas

Neste sábado, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inicia a segunda e mais importante fase da Operação Veraneio 2023/2024, a temporada, que se estende até o dia 18 de fevereiro de 2024. Serão 65 dias em que todos os 430 postos guarda-vidas estarão ativos em 155 praias de 35 municípios catarinenses. O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma, é responsável pela cobertura de todo litoral sul catarinense, que vai desde Balneário Rincão até Passo de Torres, cerca de 80 quilômetros de orla.

A Operação Veraneio, maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, a operação envolve o emprego de guarda-vidas militar, guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

“Essa operação, que é a maior no CBMSC, reforça a nossa missão de reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina. E ainda que a operação apareça para o público somente na temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente por meio de treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e verdadeiramente aptos para atuar em prol da sociedade. Além disso, realizamos aquisições de equipamentos e manutenções na nossa frota”, afirma o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

Na área do 4º BBM, mais de 200 guarda-vidas, entre militares e civis, estarão prestando atendimento aos banhistas na temporada de verão 2023/2024. De acordo com o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, na última temporada da Operação Veraneio 2022/2023, o batalhão realizou mais de 560 mil prevenções nas áreas guarnecidas. “O foco da operação é prevenir e evitar qualquer tipo de acidente. É importante que os banhistas fiquem perto dos postos de guarda-vidas, isso traz uma maior segurança para eles e podendo assim diminuir o índice de acidentes”, reforça.

O Projeto Golfinho, que formou recentemente quase 3 mil crianças nas 25 cidades que abrangem o 4° BBM, será realizado nas praias durante a operação. O cronograma do projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais @cbmsc.criciuma e @cbmsc.amesc ou junto aos postos de guarda-vidas.

Como saber onde tem posto guarda-vidas ativo

No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.

Colaboração: CBMSC/Comunicação 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis