Faltam poucos dias para iniciar a 21ª edição da CasaPronta. De 16 a 20 de outubro, a feira acontece no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, e reunirá as novidades dos setores de construção, mobiliário e decoração em um espaço de 15 mil metros quadrados.
Ao longo da feira, os visitantes conhecerão mais de 200 expositores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, e terão à disposição trabalhos, serviços e as novidades do mercado, como a praticidade de montar o seu próprio móvel.
Neste ano, o evento recebe a empresa Agrato Móveis, que está inovando no setor. Os clientes podem contratar os serviços de cortes de madeiras e montar seu próprio móvel em casa. “Hoje, a maior dificuldade para as empresas do ramo de móveis e das atividades diversas é a falta de mão de obra. Problema este que já vivenciamos há anos e, por enquanto, sem previsão de melhora. Isso tudo reflete um pouco as mudanças de comportamento da geração. Outro ponto é o acesso às tecnologias de processos, que requer um custo elevado de máquinas e equipamentos para que a empresa esteja sempre atualizada com as necessidades e mudanças do mercado”, explica Luiz Henrique Pavan, sócio da empresa.
Ao escolher as peças, o cliente tem a liberdade de personalizar o design, adaptando-o ao seu estilo e às necessidades do seu espaço. Além disso, o ato de montar, seja sozinho ou em companhia de amigos e familiares, pode se transformar em um momento de descontração e aprendizado. Cada parafuso apertado e cada madeira encaixada trazem um senso de realização, tornando o móvel não apenas uma peça funcional, mas também uma extensão da personalidade e das conquistas.
“A Agrato Móveis atua no mercado há seis anos. Vimos esta carência de mão de obra como uma oportunidade de negócio. Nosso objetivo desde o início da empresa sempre foi além do financeiro, foi trazer soluções ao mercado e aos nossos clientes. Com o passar do tempo fomos aprimorando e implantando o processo de terceirização”, comenta.
Segundo Pavan, muitas empresas foram visitadas para que fossem identificados problemas. “O ponto fundamental do processo de terceirização é o recebimento da informação da necessidade de nosso cliente saber do que ele precisa, o que vamos cortar. Essa informação chega em nossa empresa de diversos formatos e meios de comunicação, desde um software de modelação a um desenho e relação de peças feitas à caneta enviadas pelo WhatsApp. Trabalhamos com o corte dos mais diversos materiais que possibilitam um posterior processo de montagem. Dentre eles, o mais comum é o MDF. Também trabalhamos na área de marcenaria com corte de MDP, alguns tipos de madeira e compensados navais. Atuamos também com corte dos produtos como ACM, PVC expandido e a novidade que estamos também trazendo para feira CasaPronta que é o PVC Decor”, frisa.
Como funcionam os processos de montagem?
Conforme Pavan, o cliente passa a relação ou tipo de projeto que necessita, a empresa avalia e elabora os planos de corte do material. “Passamos ao cliente a quantidade de material necessário para a execução do trabalho. Eles fazem a compra e programam a entrega em nossa empresa. Assim que receber, no prazo de dois dias as peças serão entregues no local desejado pelo cliente. Nosso caminhão de entregas também possui um sistema desenvolvido pela empresa para acomodar de forma adequada as peças, evitando defeitos de transportes e, além disso, o descarregamento de forma ágil”, garante.
Os clientes recebem as instruções de montagem e há suporte disponível. “Temos um setor de projetos que está treinado e capacitado para resolver quaisquer dúvidas e detalhes que compõem cada projeto. Cada projeto é único e personalizado de acordo com as necessidades dos clientes. Todos os projetos elaborados geram arquivos, sendo estes os planos de corte e relação de peças para orientação e dos produtos que foram manufaturados e as plantas com o detalhamento de montagem, com cotas e informações necessárias para o bom procedimento”, detalha.
Existe a possibilidade de personalizar os móveis em termos de design, tamanho ou acabamento. “Temos um setor de projetos que trabalha justamente nesta operação para as elaborações de projetos de acordo com cada espaço disponível para nossos clientes. Hoje já recebemos projetos vindos de clientes que possuem conhecimento em softwares de modelação que chegam prontos para execução dos cortes”, ressalta.
CasaPronta
Pavan comenta que para a feira CasaPronta, a empresa levará profissionais do ramo para apresentar as melhores soluções para o mercado de movelaria e comunicação visual. “Teremos um especialista e mestre em MDF na feira para ajudar os clientes. Com toda certeza teremos muita inovação e informação aos visitantes”, pontua.
A diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes, ressalta a importância dos expositores estarem inovando e trazendo as tendências de mercado. “É um evento que se tornou um verdadeiro ponto de encontro para todos que amam construção civil, mobiliário e decoração. Neste ano, preparamos uma série de novidades incríveis, que prometem inspirar e transformar projetos. Os visitantes poderão explorar as últimas tendências em design, materiais inovadores e soluções sustentáveis, tudo pensado para trazer mais conforto e estilo aos lares”, afirma.
Colaboração: Traquejo comunicação