O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite dessa sexta-feira (23), no bairro Operária Nova, em Criciúma, para atender a uma ocorrência de incêndio em residência. Um homem de 56 anos e uma mulher, de 56 anos, foram encaminhados ao hospital após inalarem fumaça. A casa possui três pavimentos e cerca de 200 metros quadrados.
Chegando ao local, o incêndio encontrava-se em fase de crescimento, atingindo dois pavimentos térreos de alvenaria onde havia uma grande quantidade de tecido, roupas, papel, tintas, madeiras, máquinas de costura e equipamentos diversos.
O combate foi realizado inicialmente com três linhas de ataque direto para proteção da residência vizinha. No total foram utilizados 30 mil litros de água para extinção e rescaldo, sendo empenhadas em apoio as viaturas de Forquilhinha (ABTR-113) e Içara (ABTR-208).
Durante o rescaldo, foram retirados dois botijões de GLP P-13 e 01 botijão de 4 kg. O acesso ao local foi realizado pelo portão do vizinho que encontrava-se aberto e pelos portões da frente do imóvel, sendo necessário o arrombamento da porta frontal da residência para acesso ao 3° pavimento de madeira.
Durante a realização do rescaldo, uma laje de alvenaria com aproximadamente 5 metros quadrados desabou próximo da guarnição, não ocasionando ferimentos em nenhum integrante. A estrutura do imóvel como lajes, vigas e pilares ficaram comprometidas, sendo necessário uma avaliação técnica para determinar os riscos posteriores e uma eventual necessidade de demolição, sendo a situação repassada a Defesa Civil Municipal.
Os morados foram encaminhados posteriormente ao Hospital São José para avaliação médica, sendo que apresentavam crise nervosa e intoxicação exógena (fumaça).
O disjuntor geral já havia sido desligado pelo morador, sendo que a CELESC foi acionada para prestar apoio no gerenciamento da rede elétrica.
A Polícia Militar foi acionada e prestou apoio durante o atendimento da ocorrência. Após a finalização dos trabalhos o local foi isolado com fita zebrada e deixado em segurança.