Casa da Cultura pode voltar para igreja

A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes pode voltar para a igreja católica de Içara nesta próxima terça-feira, dia 15. O impasse será definido em uma audiência pública marcada para as 19h, na Câmara de Vereadores. 

A doação feita para a prefeitura em outubro de 1983, pelo padre Bernardo Junkes, abrange o terreno da Praça da Matriz e também o prédio da antiga Igreja matriz, edificado no local. Na administração da época o prefeito Arthur Zanolli, entrou em acordo com a igreja, junto a cláusulas que deveriam ser cumpridas. 

Na matéria publicada pelo Portal Satc, a lei nº 503 – de 13 de outubro de 1983, afirma que a doação referente, só poderia ser recebida sob condições de preservação da arquitetura original, aproveitando o interior para instalação de órgãos públicos. 

De acordo com o pároco da paróquia São Donato, padre Antônio Vander, desde que ele iniciou os trabalhos em Içara já possuía o desejo de retomar novamente a antiga matriz. "Nosso desejo é cuidar, trazer de volta os altares, a estrutura da igreja e principalmente cuidar de algo que é tão belo", declarou Vander. 

Parte da pintura do local está perdida, algumas peças em madeira já estão apodrecendo e a umidade é grande. "O momento não é definir com quem vai ficar, mas sim de como irá ficar. Precisamos preservar o local, do jeito que está não dá", esclareceu o pároco.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, alegou que segundo levantamentos será gasto um milhão de reais para restaurar a atual casa da cultura, sendo que isto lhe dará ainda mais aspecto de igreja. "A opinião da administração é devolver para a igreja, afinal, com o valor poderemos construir um espaço adequado para os eventos de cultura. Aquela estrutura foi feita para ser igreja, se a igreja tê-la de volta será restaurada para isso", declarou o prefeito.

Já o conselho de cultura do município, que tem por integrantes 50% da sociedade civil e outros 50% de funcionários públicos, definiu por nove votos a quatro, manter a recomendação de não devolver o local. "A casa da cultura é um patrimônio histórico, nela contêm documentos da história de Içara. Com a devolução irá se perder o que foi construído para a sociedade ao longo dos anos", declarou a presidente do conselho, Lilian Philippi.

Se a estrutura for devolvida para a igreja e transformada novamente em capela, será inédita na diocese a existência de duas igrejas em uma mesma praça.








Especial Portal Satc/Mariéli Salvador

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis