A campanha de vacinação da gripe está prorrogada. Em todo o estado de Santa Catarina, ela deve acontecer ainda por mais sete dias. Inicialmente finalizaria na próxima sexta-feira, dia 1, mas foi adiado o seu encerramento para o próximo dia 8. Um dos motivos que levou a esta decisão foram os desdobramentos nas últimas semanas por conta das mobilizações que aconteceram nas estradas.
“O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 15, porém no estado de Santa Catarina isso acontecerá somente até o dia 8. É diferente do calendário nacional. Esta foi uma decisão diante do avanço que Santa Catarina teve na campanha de vacinação, diferentemente de outros estados da federação. Como já ultrapassamos mais de 70% da campanha, seguimos até o dia 8”, coloca o gerente regional de saúde, Fernando de Fáveri.
Entre o grupo que está no grupo prioritário, as crianças seguem sendo a maior preocupação. “Esse grupo é o que mais preocupa as autoridades de saúde. Primeiro ponto por se tratar de crianças, que dependem de algum responsável para levar, e isso nos preocupa, porque quando o responsável não leva para a vacinação, coloca a criança em risco. E entre todos os grupos prioritários, é o que tá com o índice mais baixo”, aponta.
Nesta campanha, de acordo com De Fáveri, quem pertence ao grupo prioritário não precisa realizar a vacinação necessariamente em sua unidade de saúde. Há a possibilidade de realização em outras áreas de atendimento.
Redação Içara News