Em uma ação diferenciada contra o preconceito junto aos portadores de HIV e pela prevenção à doença, moradores do Balneário Rincão realizaram uma caminhada simbólica para marcar a data. O 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate a AIDS, e por conta desta campanha global a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um evento para reflexão da comunidade sobre a importância da procura e realização dos exames.
Além de uma caminhada de dois quilômetros pelo centro do município, os presentes receberam orientações do palestrante, Jefferson Sotero. "Movimentar a sociedade quanto à busca do entendimento e do reflexo ruim que o egoísmo tem promovido é o que buscamos, precisamos libertar as pessoas destes sentimentos visando sempre aumentar a atenção de todos para com a doença", explica.
O prefeito Décio Góes foi o primeiro a fazer o teste de HIV, realizado gratuitamente e de forma rápida. "A detecção precoce é vital para um melhor tratamento e controle da síndrome em casos de exames diagnosticados como positivos", comenta a secretária de Saúde, Maria Tereza Zanini.
Após a realização dos testes foi servida uma torta. Ao todo, foram feitos 35 testes, lembrando que eles podem ser efetuados todos os dias da semana nas Estratégias de Saúde da Família, assim como exames de diabetes, colesterol e hepatites B e C.
Colaboração: Eduardo Muñoz/Prefeitura de Balneário Rincão