quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Calor prejudica plantio de hortaliças

As condições climáticas severas não trazem consequências apenas à população: podem gerar sérios problemas à agricultura. Com previsão de temperaturas acima da média neste verão em Santa Catarina, a produção se torna um desafio, visto que a exposição ao sol e o calor intenso provocam uma série de danos às plantações, sobretudo nas de verduras.

“O cultivo de hortaliças é mais fácil no inverno, porque não temos muitas adversidades que atrapalham a produção. No verão, o sol acaba queimando as folhas verdes, como alface, couve, chicória, agrião. E a temperatura resseca e desidrata essas folhas”, explica o engenheiro agrônomo do escritório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan.

A solução para amenizar os impactos é o regulamento da irrigação e a adoção de alguns equipamentos. “O produtor precisa entrar com um processo de irrigação diferente (de outras estações do ano), utilizar estufas, sombrites (proteção contra o sol)”, sugere. Os agricultores vão precisar de soluções para enfrentar as altas temperaturas deste verão. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) da Epagri prevê ainda mais duas ou três grandes ondas de calor atingindo o Estado neste trimestre.

Engenheiro agrônomo e produtor de orgânicos e morangos na comunidade de Vila Nova, em Içara, Vitor Soratto Budny conta que o calor intenso deste verão está afetando diretamente a sua produção de hortaliças. “O verão atrapalha bastante a produção. Estamos tendo muitos prejuízos, porque as folhosas (alface, couve, cebolinha) não são plantas feitas para essas altas temperaturas. Mas nós já esperávamos um verão bem quente, porque as previsões já indicavam temperaturas acima da média”, afirma.

Para proteger a plantação do sol e das tempestades – características do verão, o agricultor utiliza estufas e tuneis agrícolas. “Mesmo a gente utilizado sistema de irrigação e cobertura nas plantações, as plantas secam muito com o calor, e quando algumas conseguem vingar, o sol queima. O plantio em estufas e sombrites protege a plantação do sol, da chuvas e do granizo. Hoje eu tenho cultivos protegidos”, finaliza o produtor.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis