sábado, 20 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Calor intenso prejudica plantações e antecipa frente fria

Sem chuva intensa há pelo menos 25 dias, a região Sul enfrente mais um dia de calor intenso nesta terça-feira, dia 2. De acordo com o climatologista Márcio Sônego, as máximas hoje devem chegar perto dos 40ºC com a sensação de calor superando fácil este índice. “Um outro alerta importante é que o índice de radiação ultravioleta estará muito alto. Ontem tivemos um índice de 12 em uma escala que vai a 14 e isso vai se repetir”, ressalta.

Segundo ele, o mês de novembro surpreendeu pela falta de água. A média histórica é de 120 milímetros, mas o último mês registrou metade disso. Como resultado lavouras de milho, feijão, fumo, hortaliças e arroz já começam a sentir. “Em alguns casos o prejuízo é bastante grande. No milho, por exemplo, muita gente perdeu as lavouras e no fumo, muitas plantações amadureceram de forma forçada gerando perdas”, admite o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Içara Jair de Stefani.

A chuva deve chegar na quarta-feira. “Há previsão de chuva para quarta-feira. É pouca coisa, mas a esperança é que ela venha e amenize o problema. Vamos ter também uma queda na temperatura. Se hoje vamos aos 40, na quarta, se tudo se confirmar, não passará dos 25”, antecipa Sônego.

 

Colaboração: Anderson de Jesus/Rádio Difusora

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis