Calor é adversário no fornecimento de energia

Temperaturas elevadas e aumento da demanda por energia elétrica: é a combinação ideal para sobrecarregar o sistema de transmissão e, consequentemente, interromper o fornecimento de eletricidade. A fim de que essas situações adversas não ocorram em Içara, algumas medidas foram, e estão sendo, tomadas pela Cooperativa Aliança – Cooperaliança.

Antes do início do verão, a rede elétrica foi ampliada e aprimorada. Cerca de 13 quilômetros de rede de baixa tensão, e nove quilômetros de alta tensão, foram trocadas e em alguns locais ampliadas. Os condutores instalados são multiplexados, o que torna o circuito mais eficiente, já que proporcionam à rede uma menor queda de tensão.

Além disso, o circuito de distribuição recebeu 42 novos transformadores, em diferentes pontos da cidade. E mais 11 tiveram a capacidade de carga aumentada. Segundo o engenheiro eletricista e coordenador de distribuição elétrica da cooperativa, Edmilson Maragno, as medidas foram necessárias para acompanhar o crescimento da cidade e suprir a demanda do verão.

“Os transformadores foram instalados em novos loteamentos da cidade. Os equipamentos também ajudarão em dias mais quentes. Toda empresa, comércio, indústria, e residências aumentam o consumo nessa época do ano. E com o calor elevado as perdas no sistema aumentam ainda mais”, informa o engenheiro.

Alguns equipamentos, já utilizados em outras estações, ganham mais destaque no verão, como o transformador substrato regulado. “Ele regula quando a tensão entra baixa ou alta no sistema, ou seja, aumenta ou a diminui, dependendo da situação. Isso ele faz de forma automática”, explica Maragno.

Caso a tensão na entrada do sistema – quando sai da subestação – for baixa, o equipamento regula essa diferença de potencial para manter em equilíbrio o complexo, evitando, assim, interrupções no abastecimento. Caso a tensão esteja em um valor superior à capacidade, o equipamento também regula para evitar sobrecarga no sistema.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis