A obra ainda não foi oficialmente entregue e sequer está concluída: a empresa que venceu a licitação ainda faz os serviços complementares, como a pintura, e um palco será montado para dança e atividades esportivas. Mas, muito antes do ato de inauguração ser marcado, o calçadão à beira-mar já está bastante movimentado, com moradores e visitantes de Balneário Rincão aproveitando as diferentes opções que a nova estrutura oferece.
Ainda em dezembro, o então ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve no município para conferir as obras, acompanhado do prefeito Jairo Custódio e do ex-deputado federal Ronaldo Benedet, e saiu encantado com as novas possibilidades turísticas geradas na cidade.
“Essa cidade é outra. Dá para ver e sentir a diferença. Muito bom ver os recursos do Turismo serem bem aplicados. Quando Benedet me convidou para vir ver a obra, pois ele quem destinou esse recurso para a cidade, através do ministério, eu não imaginava a grandiosidade que eu veria. Saio feliz em ver que pude ajudar a desenvolver essa cidade que eu gosto”, disse Lummertz.
Com uma estrutura para todas as gerações, o calçadão deu uma nova identidade para a orla do Rincão. “Aqui o pai poderá fazer exercícios e o filho brincar no parquinho. Também temos espaços para prática de esportes, como futevôlei, skate, bicicleta, e outras opções. Com um espaço agradável, você poderá ter acesso ao mar, por uma passarela que também tem um espaço para sentar e ver nosso mar que é lindo”, comemora Custódio.
“O Jairo é uma revelação. Com seu jeito quieto, ele conseguiu o que muitos tentaram, todas as licenças ambientais para que a obra saísse do papel. Eu garanti os recursos, através de emenda, mas se não fosse a dedicação dele, isso não seria possível. E além de tudo, ele é o maior fiscal dessa obra, esteve todos os dias aqui, acompanhando de perto”, elogia Benedet. A nova etapa do calçadão já está em fase de projetos e licenças ambientais e irá da antiga New York até a plataforma norte.
Colaboração: Imprensa PMBR