sábado, 12 julho, 2025
Ultimas noticias

Caem índices de crianças desnutridas e aumenta obesidade

Após um amplo trabalho pela redução das taxas de desnutrição infantil, a Pastoral da Criança ataca agora outro problema que prejudica a saúde de dos menores, a obesidade. Para saber lidar com o assunto, voluntários da Paróquia São Miguel, em Vila Nova, participaram na tarde de quarta-feira, dia 12, do curso Acompanhamento Nutricional, ministrado pela coordenadora paroquial do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Criciúma, Julcema Maria da Silva Meller.

O encontro serviu para o repasse de informações sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). “Ensinamos como preencher a nova cartela, pois os dados de peso e altura serão colocados em um programa de computador que avalia a saúde das crianças. A orientação é em nível nacional e serve para verificar como estão os hábitos alimentares. Caso seja comprovado o sobrepeso, os pais serão orientados para uma alimentação saudável”, explica Julcema. 

Conforme a coordenadora da Pastoral da Criança, Anair Calegari, não existe mais a desnutrição, mas sim o sobrepeso. “As crianças estão ingerindo muito alimentos com elevados percentuais de gordura e açúcar. Vamos buscar diminuir isto”, aposta.

O trabalho da Pastoral da Criança de Vila Nova é feito há quase 28 anos e possui 13 comunidades cadastradas onde atende aproximadamente 700 famílias com crianças. Para as gestantes é disponibilizado um enxoval produzido pelas próprias voluntárias. “Vamos até as comunidades para visitar e realizar o cadastro. Oferecemos a multimistura, caso seja necessário fortalecer os pequenos e também fazemos o convite para participar do Dia de Celebração da Vida, quando é verificado o peso da criança”, conta Anair.

A Pastoral está aberta toda terça e quarta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone 3432  0386.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis