Nesta sexta-feira (1) foi dia do Buscão passar pela Vila Nova, quando foram realizadas castrações de cães e gatos, machos e fêmeas. O que, de acordo com Gabriel Martignago Zilli,
médico veterinário, é a forma mais eficaz para redução da superpopulação de animais, crias indesejadas e o possível abandono.
Ele ainda acrescenta que a castração traz saúde para o animal, mas, também, para o ser humano. “Porque há uma série de doenças que são transmitidas pelos animais para as pessoas”, explica.
*Próxima parada* – a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara, Jéssica Laurindo Calegari, informa que o Buscão estará no Bairro Liri, na sexta-feira (8). As inscrições para a castração dos animais, segundo ela, devem ser feitas no site da Fundai, a partir desta segunda-feira (4). “O contribuinte deve selecionar a opção Buscão, no momento da inscrição, para a data aparecer”, alerta.
Unidade móvel é referência para municípios da região
Em circulação desde 2021, o Buscão é a unidade móvel de castração do Município de içara. “Trata-se de um veículo adaptado, com centro cirúrgico interno, que permite a realização do procedimento de forma itinerante. O que facilita a vida do contribuinte que não consegue levar o seu pet até o Centro de Bem Estar Animal Francisco de Assis”, destaca a superintendente do Fundai.
Ela ainda resgata que esse cuidado do governo municipal com os animais tornou Içara referência na região. “Algumas cidades já estiveram aqui, buscando o nosso modelo de castração itinerante e do Centro de Bem Estar Animal. Muitas delas ainda contratam empresas que realizam os procedimentos e somam somente 1.500 animais castrados por ano. Enquanto nós conseguimos castrar 4 mil”, exemplifica.
colaboração: Decom PMI