“A consciência corporal do professor na relação com a brincadeira das crianças pequenas”. Esse é o tema da formação da qual participaram os professores de educação física da rede municipal de ensino de Içara, nesta quarta-feira (18).
O encontro, terceiro de uma série de cinco, faz parte da pesquisa em educação na UFSC da professora Francine Costa, sob a orientação da professora Luciane Maria Schlinwein. Na ocasião foram identificadas as principais necessidades e dificuldades dos professores no ensino de brincadeiras com crianças pequenas.
“A partir daí, foram desenvolvidas experiências de ensino e a construção de atividades de acordo com o perfil do grupo”, explicou Francine.
Todas as discussões envolvem a consciência corporal na relação com o ato de brincar, gerando algumas questões como: Será que os professores realmente brincam com as crianças? Como eles brincam? Quais são os impactos desse modo de trabalho no desenvolvimento global das crianças? Com base nestes questionamentos foram discutidas, entre outras coisas, a possibilidades de brincadeiras no espaço do parque dos centros de educação infantil do município.
Colaboração: Alexandra Cavaler – Informações: Decom PMI