Um grupo formado por cinco membros dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, participaram de um curso de salvamento aquático com Jet Ski, em Jaguaruna, neste domingo. O objetivo principal foi aprimorar técnicas de pilotagem e resgate aquático em situações emergenciais na região.
“Depois da tragédia ocorrida esse ano no RS, sentimos a necessidade de aprimorar técnicas voltadas ao resgate aquático, sendo uma das primeiras equipes dos bombeiros voluntários de Santa Catarina a se profissionalizar nessa área, podendo agir em casos de enchentes e salvamentos em águas”, assinalou o comandante Ugo Leonardo Medeiros.
Dentre os membros da corporação estava o Bombeiro Voluntário Júlio que atuou como guarda vida por mais de 20 anos na praia de Jaguaruna onde atuava voluntariamente, ajudando na prevenção e salvando vidas.
“Extremamente importante a realização deste treinamento, além de capacitar a corporação, teremos um setor que poderá agir em situações críticas quando houver a necessidade”, ressaltou Júlio que esteve presente também nos resgates do RS com a Equipe dos Jagua Boys e Bombeiros Voluntários.
O curso foi realizado em uma das lagoas da região. O próximo passo vai ser no mar, com a participação do resgate aéreo Sarasul.
De acordo com os participantes do curso, depois de finalizar todos os níveis, o foco será ir atrás de recursos para aquisições de equipamentos que vão servir para a atuação dos profissionais e ajudar a dar mais segurança pra população.
Assessoria de Comunicação Social BVJ
BV Tatiana
Imagens Jagua Boys