Um sinistro é registrado. Fumaça começa a ser levantada no ar. Alunos, professores e demais funcionários se deslocam para a quadra externa. E o Corpo de Bombeiros com a sirene acionada chega até à escola para prestar socorro. O que poderia ser mais uma ocorrência atendida pela corporação de Içara foi na verdade uma atividade diferente vivenciada na tarde de terça-feira, dia 4, na Escola Maria da Glória e Silva, no bairro Aurora. A simulação de evacuação contou com a participação de aproximadamente 400 alunos.
“Quando realizadas de forma desesperada, as evacuações acabam gerando um aumento do número de vítimas, em função do tumulto. Por conta disso, é importante levar esse conhecimento até as pessoas, para que caso aconteça algo semelhante elas saibam como melhor suceder nessas ações”, comenta o cabo do Corpo de Bombeiros de Içara, Rodrigo Knorst.
O repasse de informações, orientações e preparação em caso de registro de incêndio com alunos e profissionais da unidade de ensino faz parte da Semana de Prevenção contra Incêndios do Corpo de Bombeiros de Içara. A ação ocorre em alusão ao Dia do Bombeiro, celebrado no último domingo. Além de participarem da simulação e acompanharem um resgate, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a forma de trabalho dos bombeiros e suas ferramentas de atuação através de uma mini-palestra.
Especial Jornal Gazeta