Sem uma formula mágica para o sucesso o especialista, Ricardo Lee, afirma que não precisa ter muito dinheiro ou nível superior para iniciar operações na bolsa de valores. “É preciso ter conhecimento para que ações sejam realizadas de maneira prática, descomplicada e efetiva”, explica o profissional que já conta com 14 anos de experiência na área.
Lee fala da sua vivência negativa ao seguir pessoas as quais ele define como “gurus”. “Seja no rádio, na TV ou na Internet, sempre aparece algum “guru” do mercado financeiro com métodos milagrosos. A tentação é grande, afinal, quem não quer uma renda extra, ainda mais em um período de crise econômica? E comigo não foi diferente. Era, na época, microempresário do segmento da informática, apostei em alguns desses cursos “mágicos” e o resultado foi o que ocorre com a maioria das pessoas que operam sem informação e técnicas sem contexto: prejuízo”.
Questionamentos e muito estudo
A experiência negativa inicial gerou diversos questionamentos: “por que algumas pessoas ganham muito na bolsa e a maioria perde?”; “quais são as modalidades no trading?”; “há uma forma segura de operar?”. Em busca das respostas, Ricardo Lee mergulhou nos estudos.
“Justamente por saber que a Bolsa de Valores é uma matemática de “Soma Zero” (para alguém ganhar; alguém tem que perder), fui fundo em busca de novas informações. O cenário começou a mudar, quando conheci a técnica de Análise de Fluxo, no final de 2018. Com a nova experiência, passei a olhar o mercado sob uma nova ótica, compreendendo como os grandes players se posicionam no mercado e, consequentemente, como “eles” influenciam e movimentam os gráficos. Desse modo, consegui a tão sonhada consistência, termo utilizado pelos traders que tiram os seus proventos exclusivamente da Bolsa de Valores”, revelou Lee.
“A modalidade Day Trade [operações de compra e venda de um mesmo ativo iniciadas e encerradas dentro de um mesmo pregão (dia)], é considerada uma profissão’, salienta o especialista. E completa: “Muitos confundem Investimento com Day Trade. A primeira é quando se compra uma ação de alguma empresa e aguarda a valorização. Já a segunda, não depende apenas da valorização, pois se ganha independente da alta ou baixa e isso no mesmo dia. Por isso não se pode operar no achismo”.

De acordo com o especialista, é extremamente raro ficar rico da noite para o dia, operando na bolsa. “Assim com as demais profissões, é um processo que exige dedicação, persistência e conhecimento. Além disso, independente do nível de escolaridade, condição financeira ou idade, é possível iniciar no trading, desde que se prepare para a função”, declara enfatizando: “Não é preciso uma grande quantia para iniciar. Muitas pessoas acham que é preciso ter muito dinheiro para começar a operar e obter lucro. Grande engano! Com pouco dinheiro, mas com uma boa preparação, o trader terá sucesso nas operações”.
Alexandra Cavaler – Redação Içara News


















