O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta segunda-feira (22) o edital de um novo concurso público.
Esse será o primeiro processo seletivo da instituição após um intervalo de 12 anos. O último concurso do BNDES aconteceu em 2012 e teve as provas aplicadas no início de 2013.
Estão sendo ofertadas 900 vagas de nível superior, sendo 150 para início imediato e 750 para cadastro reserva.
A jornada de trabalho é de 35 horas semanais. A disponibilidade para realizar viagens a trabalho, nacionais ou internacionais, é um exigência do edital.
Além do salário, os aprovados terão benefícios como assistência à saúde, assistência educacional para filhos e plano de previdência complementar.
O concurso prevê a reserva de 30% de vagas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência.
Os interessados precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 110. Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
As provas, que estão previstas para acontecer no dia 13 de outubro, serão aplicadas em todas as capitais brasileiras. Os aprovados vão atuar na sede do BNDES, que fica localizada no Rio de Janeiro.
No entanto, conforme as necessidades da instituição, os candidatos podem ser transferidos para outras unidades do banco, localizadas em qualquer outra cidade onde o BNDES atue (Brasília, São Paulo ou Recife) ou venha a atuar.
O processe seletivo tem validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais. O concurso pode ser prorrogado por mais dois anos, conforme as necessidades do BNDES.