Conforme o professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenador do Setor de Pós-graduação Unesc, Ricardo Luiz de Bittencourt , o curso de especialização tem como objetivo formar com excelência professores e os profissionais que atuam no atendimento educacional especializado. “Preparamos uma grade que visa oferecer uma formação atualizada para que os professores possam atender da melhor maneira possível as crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública e que possuem algum tipo de deficiência, seja ela: auditiva, visual, motora, cognitiva ou múltipla, bem como aquelas que apresentam altas habilidades que também precisam de um atendimento educacional especializado com adaptações curriculares, pedagógicas e atitudinais”, explicou o coordenador.
O corpo docente do curso é formado por professores que têm formação para atuar na área de educação especial inclusiva, somado a profissionais que vem das áreas da saúde e da assistência social.
Escola plural
Tendo como tema ‘Educação Escolar Inclusiva e a profissão docente’, a proposta da palestra da última sexta-feira (26/07) foi de discutir a perspectiva de uma escola verdadeiramente inclusiva, plural, diversa. “Dentro desta pluralidade encontram-se as pessoas com deficiência, transtornos e com altas habilidades. Partimos da ideia da equidade e da inclusão como processo de cidadania. Enquanto professores, precisamos de formação contínua de modo a promover uma educação de qualidade para todos”, explicou o palestrante Marcelo Feldhaus.
Privilégio
Para a secretária Municipal de Educação, Jucilene Fernandes, o curso de pós-graduação vai permitir o aprofundamento de conteúdos. “Irá ajudar os professores a adquirir conhecimentos especializados, o que contribuirá para a rotina diária e consequentemente qualificará o trabalho ofertado na Rede Municipal de Ensino. Isso vai impactar diretamente na qualidade e no atendimento especializado. A parceria entre Universidade e o Município vem proporcionar aos nossos profissionais a facilidade de acesso, trazendo para o Rincão, além dos cursos de graduação, agora também uma pós-graduação. Isto é um privilégio para nós rinconenses”, comentou a secretária.
Rara oportunidade
A gestora na Escola Municipal Arroio Rincão, Suelen dos Santos, é funcionária efetiva do Município há nove anos e considera de suma importância a Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva que a prefeitura está ofertando junto com a Unesc. “Essa pós é para nos atualizarmos e estarmos aptos para atender a crescente demanda que o Município vem recebendo. Também é uma forma de garantir a equidade de fato, por isso a necessidade de se especializar. Eu, como educadora e pesquisadora, fiquei muito feliz de ter essa oportunidade de poder frequentar uma pós com a qualidade da Unesc, bem próximo da nossa casa, aqui no Polo Rincão”, agradeceu a gestora.