A instituição já foi premiada em 2017 e em 2020 como uma das 100 Melhores ONGs do país
Esta semana começa com uma ótima notícia para o Bairro da Juventude. A instituição foi selecionada como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs de 2023. Este prêmio de prestígio, em funcionamento desde 2017, é resultado da parceria entre o Instituto Doar, a agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e a Ambev. A avaliação técnica conta com o respaldo de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio adicional da Fundação Toyota do Brasil.
O Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação. O júri selecionou o Bairro da Juventude por suas excelentes práticas nas áreas de governança, transparência, comunicação e financiamento.
O Bairro da Juventude atende 1,6 mil crianças e adolescentes, gratuitamente, em período integral, oferecendo Educação Infantil, Fundamental e Profissionalizante. Os serviços também passam por acesso à cultura, esporte, alimentação, transporte e psicossocial., “Esse reconhecimento é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós do Bairro, pois fortalece e aumenta o nosso compromisso com a missão de promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, afirma a coordenadora geral da Instituição, Lilian de Bettio de Menezes
“Quando criamos o Melhores, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.
Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.
Colaboração: Assessoria Bairro da Juventude