O programa de transferência de renda do governo federal distribuirá, de forma gradativa, a modalidade poupança social digital aos beneficiários. Com essa nova opção, será possível fazer compras, saques e pagamentos na nova função débito. Inicialmente, serão distribuídos mais de três milhões de cartões.
Para garantir mais segurança, o cartão tem chip, reduzindo as chances de clonagem e permitindo que o usuário acompanhe todos os gastos e movimentações da conta. A emissão dos novos cartões será para quem ingressou no programa a partir de novembro de 2021.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional, o público prioritário foi definido a partir da qualidade dos canais de pagamento disponíveis em cada localidade. Por isso, o foco foram os municípios que não têm canal de pagamento da Caixa Econômica ou que tenham esses canais, mas estão sobrecarregados.
O novo cartão vai ser encaminhado pelos correios, ao endereço da família, informado no Cadastro Único. Quando o beneficiário receber, deve cadastrar a senha para uso em casas lotéricas, agências da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. A partir de então, pode pagar compras em lojas, farmácias, supermercados, diretamente com o cartão na função débito.
Fonte: Rede Catarinense de Notícias