A perda de cabelo durante o tratamento oncológico é uma experiência desafiadora para muitas mulheres, afetando não apenas a aparência, mas também a autoestima – um fator essencial para enfrentar a doença. No Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Saúde do Estado sob gestão da FAHECE, a Associação de Voluntários do CEPON (AVOC) desempenha um papel solidário fundamental: o empréstimo de perucas a pacientes em tratamento contra o câncer. Essa iniciativa vai além da estética, promovendo a humanização do atendimento e fortalecendo o bem-estar emocional das mulheres durante a luta contra a doença.
O diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, ressalta que essa ação é parte central da política de humanização da instituição: “O trabalho voluntário oferece apoio emocional e cuidados que complementam o tratamento médico, promovendo dignidade e qualidade de vida aos pacientes”, destaca Dr. Marcelo.
A AVOC oferece, durante todo o ano, o empréstimo gratuito de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer de todo estado de Santa Catarina. Essa iniciativa, voltada à humanização do atendimento oncológico, tem como principal objetivo ajudar mulheres a lidar com a perda de cabelo causada pela quimioterapia, contribuindo para a recuperação da autoestima. O presidente da AVOC, Mário Honorato, reforça a importância dessa ação:
“O empréstimo de perucas é uma das atividades mais importantes da nossa instituição, devido ao impacto positivo que tem na autoestima dos pacientes. Atualmente, com o bom estoque de perucas, atendemos pacientes oncológicos de todo o Estado de SC, independentemente de serem do CEPON. Basta trazer um documento comprovando ser paciente oncológico”, explica Mário.
Como doar cabelo?
A AVOC também recebe doações de cabelo para reforçar seu banco de perucas, que são confeccionadas por profissionais parceiras. As doações podem ser entregues diretamente na sede da AVOC, no CEPON (Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi, Florianópolis). O cabelo doado deve ter, no mínimo, 20 centímetros e pode ser natural ou com química. É essencial que as mechas estejam limpas, secas e amarradas.