Assessoria de Imprensa encaminha nota de esclarecimento

Nessa segunda-feira, dia 4, eu, Lucas Heckler, tornei pública a situação que infelizmente vinha ocorrendo na área de divulgação de informações pela Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) de Içara, das quais os seus profissionais estavam impedidos de repassar informações à imprensa. Outros colegas realizaram o mesmo ato em seus veículos de comunicação.

Isso, obviamente gerou repercussão no setor esportivo da cidade e o Município, através de sua Assessoria de Comunicação, que foi o principal setor envolvido neste assunto, encaminhou, ainda na tarde dessa segunda-feira, uma nota de esclarecimento. Prezando o bom princípio da informação, coloco-a, na íntegra, para que você, meu caro leitor, esteja ciente das duas versões da história:

“A assessoria de comunicação do Governo de Içara, vem a público esclarecer que, em nenhum momento houve alguma determinação para que qualquer tipo de informações fossem barradas para a imprensa.

Reiteramos nosso compromisso com toda forma de transparência e com a liberdade de imprensa, que tem um papel social fundamental na estrutura da nossa democracia.

Criamos um grupo de WhatsApp para otimizar o acesso às informações, no que se refere aos resultados dos campeonatos municipais, para que cada jornalista construa seu texto, no tempo e da forma como achar melhor. Ressaltamos que, independente dos resultados postados neste grupo, todas as matérias são enviadas à imprensa local e regional. Além disso estamos abertos a sugestões dos nossos colegas jornalistas para aprimorar ainda mais nossos processos para que possamos ter um relacionamento ainda mais próximo.

Estamos à disposição.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Içara”

Diante dessa nota, sou obrigado a reforçar uma situação: talvez tenha ocorrido falha interna na comunicação da Fundação de Esporte, mas professores e coordenadores indicaram sim que não poderiam repassar informações, que tudo era obrigado a ser realizado pela assessoria. Gostaria de acreditar em falha de comunicação, porém quando esta situação iniciou, liguei para a Assessoria de Comunicação de Içara e confirmei que a situação era realmente esta.

Quanto ao grupo de whatsapp para otimizar o acesso às informações, digo: ele foi criado apenas após de esta história começar a estourar, no fim da última semana. Aliás, dias antes, eu e outros colegas, fomos excluídos de grupos que tratavam em específico de competições organizadas pela FMCE. Daí eu questiono: qual o motivo da exclusão?

Para finalizar: Essa segunda-feira foi de intenso debate entre imprensa, coordenação de eventos esportivos da fundação e Assessoria de Imprensa. Espero que diante de tudo que aconteceu, as coisas possam evoluir.

Peço desculpas pelo desabafo que fiz ontem, porém era uma necessidade tornar público!

Obrigado pela compreensão de todos.

Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física

Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis