quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Aspectos psicológicos da alimentação

Alimentar-se é uma necessidade fisiológica, porém enquanto seres sociais que somos o ato de comer vai muito além do que essa necessidade. Muitas experiências afetivas estão relacionadas com a comida, desde a infância aprendemos que o alimento reúne e une as pessoas. Portanto comer é também um ato social e cultural, e não se pode fugir dele, contudo estabelecer limites.

Alguns alimentos são mais prazerosos do que outros, no entanto essas comidas não podem ser o único meio de prazer e nem um escape para lidar com sentimentos. É muito comum as pessoas comerem para lidar com o tédio, com a ansiedade, tristeza, solidão ou na tentativa de preenche coisas que as faltam. E assim, buscar solucionar os problemas ou fugir dos mesmos.

A emoção não irá ser exterminada pelo prazer do alimento, porque ela é parte de nós, como um órgão, e quando esse está com problema devemos procurar um especialista, assim quando nossas emoções não estão em equilíbrio é importante procurar um psicólogo, para auxiliá-lo a compreender seus sentimentos. A emoção em si não leva ninguém a óbito, mas atrapalha e muito se deixarmos à deriva.

Controlar e compreender as emoções pode ser difícil, mas tente se observar. Tente entender em quais momentos você come para acalmar uma emoção ao invés de comer porque está com fome de verdade. Analise quais são os sentimentos que você está querendo se livrar. Assim, ao invés de descontar suas emoções comendo, tente entender o porquê esta sentindo e planeje meios para resolvê-las.

O processo de emagrecimento saudável vai além de restringir alimentos calóricos, é necessário aprender a ter controle sobre as escolhas alimentares, diferenciar a fome psicológica da fome fisiológica e entender os benefícios de uma alimentação saudável.

Lembre-se: A comida não pode ser uma fuga de seus problemas não resolvidos!

 

Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis