Parlamentar avalia os primeiros seis meses do mandato
Com 15 vereadores, a Câmara Municipal de Içara conta com 60% de seus parlamentares no primeiro mandato. Passados seis meses do início da atual legislatura, o Jornal Gazeta iniciou uma série de entrevistas com os vereadores. Hoje o entrevistado é Rodrigo Gonçalves (PP), que assumiu a vaga de Eduardo Zata, atualmente secretário de Assistência Social.
Nesse início de trabalhos como vereador, o que já pôde ser feito?
Rodrigo Gonçalves: As pessoas confundem muito a função do vereador. Não somos quem executa os serviços. Vereador indica a necessidade para fazer, através das indicações e requerimentos. Já realizamos diversas indicações e requerimentos, que nos chegam através das necessidades da comunidade.
Você sempre teve uma participação comunitária significativa. O fato de ser tão conhecido faz com que seja muito procurado pela população e suas demandas? Quais são as principais solicitações?
São diversas demandas, principalmente na saúde, pelos exames de alto custo, e para pavimentação de ruas.
Uma das principais funções do Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo. Como você avalia o início do novo governo municipal?
Nesses seis meses de administração, vejo um governo muito atuante e comprometido com o corte de gastos, enxugando da folha, reduzindo secretários e cargos para sobrar recursos para investimentos.
Também é comum que vereadores atuem na busca de recursos de emendas parlamentares junto ao deputados estaduais e federais ou senadores. O que já conquistou em relação a recursos para Içara e de que forma pretende trabalhar para garantir a destinação de mais verbas ao município?
Nesse período que estou como vereador, já conseguimos ajudar o nosso Hospital São Donato com uma emenda de R$ 100 mil, através do deputado federal Rodrigo Coelho. Estive ali no Conselho de Administração e sei de que todo real que entra no hospital é bem investido, ainda mais nesse momento de pandemia. Estamos agora viabilizando uma emenda para Apae, outra entidade que já fui do conselho e sei do trabalho sério e dedicado que faz.
Além do que já pôde ser feito na Câmara Municipal, quais são seus projetos a médio e longo prazo no Legislativo?
Como vereador, vou continuar presente nas comunidades, ouvindo as pessoas. Pretendo buscar mais emendas para o Município e buscar empresas novas para geração de emprego e renda.
Uma de suas últimas indicações foi em relação a criação de uma nova área industrial em Içara. Por quê?
Nosso município tem uma grande extensão em área nas margens da BR-101, ligando duas capitais importantes, Florianópolis e Porto Alegre. Uma área industrial na BR-101 iria atrair dinheiro novo para cidade. Uma nova empresa, traz emprego e com isso renda.
Os vereadores trabalham por toda a cidade, porém, é natural que conheçam melhor as demandas de sua comunidade. Em relação ao bairro Nossa Senhora de Fátima, quais as principais necessidades?
Nosso bairro cresceu muito e hoje possui muitos estabelecimentos comerciais e empresas pela localização privilegiada, já que são só cinco minutos do centro da cidade. Nossa maior demanda são as pavimentações e a conclusão da macro drenagem do Rio Três Ribeirões. Estamos trabalhando para a construção de uma nova creche e uma praça com uma área de lazer para comunidade, além da restruturação do campo de futebol.
Especial Jornal Gazeta