A Secretaria de Educação de Içara deu abertura a oitava edição do projeto Arte Provoca Arte nesta terça-feira, dia 28. O evento que visa trazer para a realidade, famosas obras da arte, segue até sexta-feira, dia 1, na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI). “Hoje se passa muito tempo em cima das tecnologias e perde-se a essência das atividades sadias que eram realizadas. Por meio da arte, no trabalho com paleta de cores, representatividade e alegria queremos trazer esse universo que abrange a faixa etária dos alunos”, coloca a professora, Neusa da Silva Cardoso.
“É a unidade entre os professores de Artes e alunos que reflete no trabalho excelente. Estamos nos reunindo desde fevereiro para selecionar trabalhos, tema e linguagens artísticas para trazer o melhor”, pontua a coordenadora de artes, Lilian Rosane Philippi. “Artes é um componente curricular obrigatória na cidade e nos traz grandes referencias e exemplos de bons trabalhos. É através de momentos como este que se expressa o dia-a-dia e se nota que o que temos nas obras é uma realidade do cotidiano”, ressalta a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos.
A exposição extravasa ideias, sentimentos, originalidade, criatividade e dedicação, que faz dos artistas-alunos os protagonistas da história. “É gratificante ver todo esforço para que tenhamos uma semana de belas apresentações, isso nos alegra e motiva para que possamos seguir em frente com atividades como esta”, analisa Gastaldon.
Quermesse Étnica faz abertura dos trabalhos
Em paralelo está sendo realizada no mesmo lugar a primeira Quermesse Étnica do município. A atividade é resultado do trabalho do projeto Etnia na Escola, que ocorre desde 2011 em Içara. Com apresentações culturais, comidas típicas e descontração contemplará etnias açoriana, afro, italiana e polonesa. Na próxima sexta-feira, dia 1, será realizada a escolha da mais bela polonesa, que ocorrerá às 14h, no local.
Colaboração: Imprensa PMI