Com certeza você já ouviu ou conhece alguém com diagnostico de apendicite. Sim, é comum, é o motivo mais comum de dor abdominal cirúrgico visto nos pronto socorros. É um órgão localizado do lado direito do abdome, aproximadamente na metade do caminho de uma linha imaginária entre o osso do quadril e o umbigo, de função inespecífica. Cita-se ser algo vestigial, e que no futuro talvez o ser humano já nem o tenha mais.
É comum em homens jovens, mas pode inflamar em qualquer sexo ou idade. Os sintomas costumam iniciar na “boca do estômago” como cólica, evoluindo para umbigo e logo localizando nesse ponto da linha imaginária. Muitos sinais e sintomas podem estar associados, com enjôo, vômitos, febre, diarréia e falta de apetite.
Seu tratamento é cirúrgico e deve ser o mais breve possível, evitando dessa maneira complicações mais graves como abscesso (pús), perfuração, choque séptico e até morte. Cirurgia por videolaparoscopia é a melhor opção nos dias atuais, sendo realizado com apenas três pequenos orifícios, como visto na foto abaixo.