O apêndice Cecal é um pequeno prolongamento do intestino grosso, localizado no quadrante inferior direito do abdômen. A apendicite aguda é a inflamação/infecção do apêndice causada por bactérias que existem normalmente no intestino, e por algum motivo como fecalito (fezes endurecidas que tapam a entrada e saída de líquidos do apêndice) fazem com que essas bactérias se proliferem de maneira patológica na parede do órgão.
Quanto mais tempo demoramos para fazer o diagnóstico, mais a infecção se agrava, podendo até ocorrer perfuração do órgão e infecção abdominal generalizada.
Os sintomas clássicos da apendicite são:
1 – Dor abdominal que se inicia difusamente ou na região do estômago e umbigo, que posteriormente “migra” e fica somente no quadrante inferior direito do abdômen (na localização do apêndice).
2 – Dor e defesa ao apertar o quadrante inferior direito, com dor mais intensa quando soltamos bruscamente.
3 – Falta de apetite (anorexia) ou mudança do hábito alimentar.
4 – náuseas e vômitos
5 – Febre
6 – Alteração no exame de sangue (leucocitose)
A sua evolução é dividida originalmente em 4 fases. As iniciais (fases 1 e 2) geralmente são curadas apenas com a cirurgia para retirada do apêndice, as mais avançada (fases 3 e 4) necessitam a cirurgia e antibióticos venosos ou oral.
O tratamento é SEMPRE cirúrgico. Existem 2 tipos de cirurgia, a convencional, feita com um corte no quadrante inferior direito do abdômen e retirado o apêndice. E a cirurgia por videolaparoscopia, que através de 3 pequenos furos conseguimos retirar o apêndice com o auxílio de uma câmera de vídeo colocada no interior do abdômen.
As vantagens da cirurgia por videolaparoscopia são muito conhecidas, e se destacam entre elas: a estética (imagem 2 compra as incisões da cirurgia aberta e por vídeo), o retorno precoce aos trabalhos e menos dor no pós operatório, menor risco de infecção da ferida cirúrgica.
Em caso de sinais e sintomas de apendicite aguda, procure rapidamente o hospital.
Até a próxima!
Dr. Mateus Dario Volpato
Cirurgião Geral
CRM-SC 19613 / RQE 14239