A expectativa de ainda em 2017 ter confirmada a possibilidade de abertura de mais uma travessia sobre a linha férrea na região central de Içara acabou frustrada. A chance de acontecer a liberação é pequena, entretanto, a Administração Municipal deve entrar no próximo ano ainda buscando a aprovação.
Na última terça-feira, o prefeito Murialdo Gastaldon esteve em Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), buscando viabilizar o projeto. “Esta realmente é uma situação muito difícil, porque existe uma norma técnica muito rígida, o que dificulta bastante qualquer liberação que possa acontecer”, afirma.
Ele explica que atualmente já existem dois acessos muito próximos. As passagens sobre a estrada de ferro localizam-se nas ruas Vitória e Marcos Rovaris, que têm distância de apenas 250 metros entre elas. Isso já vai contra as normas atuais, que determinam pelo menos distância de um quilômetro.
Além disso, próximo à Vitória, a cerca de 350 metros de distância, há um acesso também pela rua Natal Tassi. O pedido da Administração Municipal é de que haja a viabilização para a abertura de novas passagens na rua Amaro Maurício Cardoso, que fica a aproximadamente 200 metros de distância da rua Marcos Rovaris. A prefeitura ainda pretende colocar uma rotatória sobre os trilhos na rua Vitória.
O prefeito diz que não vai desistir de criar uma nova alternativa de tráfego de um lado a outro na cidade. Desta forma, a intenção é continuar pressionando, para mostrar a necessidade dos acessos para o desenvolvimento de Içara.
Especial Jornal Gazeta