A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) segue fortalecendo a atuação conjunta dos municípios consorciados, desta vez com foco na política pública de assistência social. Por meio do Colegiado de Assistência Social (COAS), a Amrec vem coordenando o processo de supervisão técnica, promovendo espaços de diálogo, qualificação e troca de experiências entre os profissionais da área em toda a região.
Para o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, a iniciativa é importante na qualificação da gestão pública regional, valorizando os profissionais da assistência social e garantindo que as políticas públicas cheguem com mais eficiência a quem mais precisa. “O mais importante é ver os municípios unidos, aprendendo uns com os outros. Isso mostra o quanto a nossa região valoriza o trabalho coletivo e o compromisso com a população”, destacou Fontanella.
A mais recente ação aconteceu em Orleans. O encontro reuniu mais de 40 participantes, entre secretários municipais de assistência social, servidores públicos, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e integrantes das comissões intersetoriais responsáveis pela elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social 2026-2029. Os trabalhos foram conduzidos pela assistente social Karla Cardoso Borges, responsável pela supervisão técnica do COAS.
A pauta central da reunião foi a elaboração dos planos municipais com vigência até 2029. Os participantes receberam orientações estratégicas sobre o processo de construção dos documentos, considerados essenciais para o planejamento e execução das políticas de proteção social em cada município. “A realização desta roda de conversa trouxe um espaço rico e de aprendizados a todos”, afirmou a secretária de Assistência Social e Habitação de Orleans, Rosana Bertoncini Quarezemim.
Conforme Karla, desde o início da supervisão técnica, os encontros vêm ocorrendo de forma descentralizada, com temáticas variadas a partir da necessidade dos municípios e foco na construção coletiva de soluções de resolutividade. Além de possibilitar o levantamento de demandas e disseminação de informações atualizadas, as atividades também resultaram na qualificação de trabalhadores, contemplando mais de 160 certificados em eventos de Educação Permanente no SUAS, com temas como “Reflexões sobre o Trabalho com Famílias SUAS” e “Genograma: a complexidade relacional desta estrutura”.

















