A equipe do Ambulatório de Saúde Mental de Içara se reuniu para adesão a Campanha alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na última sexta-feira, dia 18. A data foi instituída para marcar as mobilizações em torno do fechamento de manicômios, e sobre a mudança do modelo de cuidado realizado nos espaços de vida dos usuários. Os médicos, psicólogos e assistentes trabalharão esta semana com a camiseta alusiva à campanha.
Segundo a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Mariléia Pacheco, a data também serve para que a sociedade reflita e compreenda que o paciente pode ser tratado nas Unidades de Saúde, ambulatórios, hospitais gerais, Caps e toda a rede ligada à atenção psicossocial. “O trabalho de adequação vem sendo praticado ao longo do ano com reuniões mensais entre coordenadores multissetoriais a fim de estruturar e fortalecer a rede de atenção psicossocial“, explicou.
A psicóloga Maria Eduarda Pacheco considera que luta é uma forma de conscientizar a importância de um tratamento digno e humanizado. “O portador de transtorno mental precisa ter garantido os princípios de equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), compreendendo que são situações de alta complexidade o paciente pode ser hospitalizado em caráter temporário e não mais permanente”, completou.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI



















