Os alunos do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Luca, tiveram esta semana uma aula prática sobre alimentação saudável. A ação faz parte da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na Escola, organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que objetiva a promoção da alimentação adequada e saudável no currículo escolar.
“O tema deste mês foram os alimentos atrativos para o público infantil. Começamos com uma visita em um bananal, e em seguida pesquisamos sobre as inúmeras possibilidades de consumo da fruta. Aprendemos a fazer biomassa e para finalizar, convidamos um casal que trabalha com alimentos saudáveis para vir mostrar na prática aos pequenos os benefícios da comida ‘de verdade’”, explicou a coordenadora pedagógica Priscila Fernandes.
A biomassa, já utilizada nas receitas oferecidas aos sete mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Içara, foi utilizada na receita de brigadeiro vegano do casal Mariana Ferreira e João Paulo Pagnan, fundadores da Natureba, de Morro da Fumaça. “Despertar a curiosidade de comer coisas saudáveis é importante. A nova geração nasceu numa época repleta de industrializados. No supermercado são inúmeras embalagens com produtos que muitas vezes até desconhecemos e que fazem muito mal à saúde”, destacou Mariana.
O casal também levou pães “arco-íris”, feitos com cenoura, beterraba e espinafre para degustação. “Agradecemos o convite da escola e aproveitamos para parabenizar a merenda escolar de Içara servida aos alunos. Consideramos importante projetos como este dentro da sala de aula, pois as crianças são excelentes replicadoras de informações, levando o que aprenderam para toda a família”, completou.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI