Conforme prometido antes de assumir o cargo, o prefeito interino de Içara, Alex Michels (PSD), deixa o comando do poder Executivo nesta sexta-feira com a inclusão do debate sobre educação empreendedora na rede municipal de ensino. Nos sete dias que ficou à frente dos trabalhos da prefeitura, ele conseguiu estabelecer o elo entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Empresarial (ACII) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Tivemos nesta semana uma reunião que alavancou este projeto, sendo o principal destaque desta passagem. Não temos o calendário, mas já temos toda uma inclusão dos setores envolvidos para que a partir de agora se comece a fazer os encontros para modelar este projeto. Se tudo correr bem, vamos tentar implantar o projeto piloto neste ano, mas a ideia é que isso aconteça de fato no próximo ano”, estima Michels.
Quanto ao tempo para discutir esta ação, ele aponta que varia devido à peculiaridade de cada escola. “O modelo pode ser o mesmo em todas as escolas, mas o sistema que será utilizado será diferente. A ideia é que as crianças construam a sua própria ‘empresa’ dentro da escola e essa empresinha pode ser de vários tipos”, ressalta.
A intenção, segundo ele, é trabalhar o assunto como uma questão interdisciplinar. “Por exemplo, se for uma horta, o professor de Ciências explica as questões da horta e o professor de Matemática explica o quanto foi gasto, a quanto deve ser vendido para ter um lucro. E assim segue. Desta forma, vai se criando o senso crítico”, pontua o prefeito em exercício.
Especial Jornal Gazeta