Agricultores de Içara participaram durante a semana de cursos de aperfeiçoamento tecnológico para o meio rural. O assunto é frequentemente abordado junto às comunidades nos mais variados temas, aproveitando a parceria com o Senar, que disponibiliza os instrutores e recursos para material didático e alimentação, Epagri e Secretaria de Agricultura de Içara, ambas tem o papel de mobilizar os agricultores e organizar o curso.
O tema abordado foi Controle Agroecológico de Pragas e Doenças, que tratou sobre a produção de alimentos sem o uso dos agrotóxicos convencionais, através da elaboração de produtos como a calda bordalesa, calda sulfocálcica e caldas a base de plantas, “além disso foi demonstrado como se fabrica o biofertilizante supermagro, o qual é muito utilizado na produção orgânica”, explica Saymon Dela Bruna Zeferino, Engenheiro Agrônomo, extensionista rural da Epagri/Içara. Este curso ocorreu na comunidade de Urussanga Velha II.
Já no bairro Boa Vista foi promovido o curso de Produção de Derivados do Leite, onde os participantes fabricaram iogurte e queijos do tipo colonial (temperado, prato, mussarela, minas frescal e quark). O aproveitamento do soro também foi tema sendo o mesmo utilizado no preparo de bebida láctea, suco e ricota além de outras receitas. “Apesar da experiência de muitos na fabricação artesanal de queijos, o curso ofereceu dicas para a produção correta, controle de temperatura, higiene com os utensílios e matéria prima, além do melhor aproveitamento e rendimento”, destaca o secretário de Agricultura, Samuel Matiolla.
Segundo ele, em algum momento, em qualquer atividade desenvolvida, é preciso parar e buscar aperfeiçoamento. Sempre há uma tecnologia nova, um processo novo, uma dica e até mesmo a possibilidade de estreitar laços e trocar idéias”.
Como resultado destes eventos, duas novas famílias pretendem certificar a produção orgânica de hortaliças e um novo laticínio será implantado.
Colaboração: Imprensa PMI