segunda-feira, 7 abril, 2025
Ultimas noticias

Agentes trabalham visando maior fluidez no trânsito

Quem costuma trafegar pela área central de Içara já observa a presença em alguns pontos de guardas fardados com a cor azul em destaque. Trata-se dos agentes municipais de trânsito. Eles já estão desde o início do ano atuando uniformizados na tentativa de orientar o tumultuado trânsito da cidade, seja nos casos da mudança de vias e até mesmo em áreas de construção.  

“Já estamos lidando com o trânsito desde o fim do ano passado, no início tínhamos apenas uma camiseta branca com as inscrições do Núcleo de Trânsito e Circulação, com isto muitos motoristas não respeitavam as nossas orientações. Agora, com a farda, a situação mudou. O motorista e o pedestre respeitam a gente oferecendo mais condições para se trabalhar”, destaca o agente de trânsito, Carlos Eduardo da Rosa.

Muita mudança também é constatada na postura dos motoristas. “Alguns ainda dirigem sem cinto de segurança e quando eles nos veem, colocam rapidamente”, comenta o também agente municipal de trânsito, Fernando Adamante. Ele ainda frisa que os agentes de trânsito têm como ideal fazer com que o trânsito flua normalmente. “A população tem que ficar ciente de que a gente não está ali para multar ou prejudicar, queremos é que no trânsito tudo aconteça da melhor forma. Sempre que verificamos algo de errado, solicitamos a parada dos motoristas e conversamos com ele”, garante o agente. 

O trabalho principal neste momento está sendo referente às mudanças nos sentidos de tráfego em algumas ruas do município. “Nos primeiros dias as pessoas confundiam bastante e acabavam trafegando na contramão. A gente sempre buscou estar auxiliando. Hoje o número de motoristas no sentido errado já é pequeno”, coloca Carlos.

Mas, além das alterações no trânsito, eles também auxiliam em outras situações, como por exemplo quando há a necessidade de haver impedimento em alguma via, seja ela por obra ou outro motivo. “Atualmente estamos trabalhando em dois turnos, sendo três agentes no período da manhã e outros três no período da tarde. O trabalho fica geralmente concentrado nessas mudanças do trânsito. Mas, sempre que necessário, enviamos eles a outro local. A Secretaria de Obras, por exemplo, sempre que precisa fazer alguma ação no centro, nos chama”, coloca o coordenador do Núcleo de Trânsito e Circulação de Içara, Eduardo de Mello.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis