Há uma semana, a equipe de agentes de trânsito do município de Içara começou a realizar autuações. E nesses primeiros dias de trabalho, já foram aplicadas punições a 16 infratores. As multas, no entanto, podem ser registradas apenas por alguns agentes.
“Já há quatro agentes com o registro junto ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito) e com este poder de fiscalização. Eles continuam trabalhando bastante com a questão educativa, porém, quando há algo errado , também multam, independente do tipo de infração”, comenta o coordenador dos agentes de trânsito, Filipe Gilon.
As notificações são realizadas através de talonário eletrônico. De acordo com Gilon, embora se multe todos os tipos de infração, há um que vem se destacando na área central da cidade. “As maiorias das multas são aplicadas por estacionamento em local proibido, como por exemplo, em vagas de idosos ou então em locais irregulares. Não deixamos as demais de lado, mas a maioria das infrações são essas”, pontua.
Ele explica que o sistema de trabalho está ocorrendo no formato chamado de 2/2. “Os agentes de trânsito sempre atuam em duplas. Priorizamos colocar juntos um que tenha a habilitação do Detran e outro que não tem. Em nenhum momento ficam juntos dois que não tenham a habilitação”, garante Gilon.
Especial Jornal Gazeta