A primavera em Santa Catarina tem se mostrado cada vez mais quente, com a média de temperatura de 21 a 29 graus em outubro e com expectativa de ultrapassar os 30 ° C em dias consecutivos em novembro. Mas, mesmo com esse clima propício para tempo de lazer em praias, rios e lagoas ao redor do estado, a maioria dos locais da região sul segue desprotegida, tendo em vista que as atividades dos guarda-vidas ainda não tiveram início. Assim, a população acaba ficando ainda mais exposta para riscos de afogamentos.
Os dias ensolarados antes da alta temporada de verão têm levado pessoas à praia e acendem um alerta para as Forças de Segurança, devido aos altos números de afogamentos no estado. Do dia 1º até 23 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 75 casos, um aumento de quase 100% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 41 ocorrências foram vistas no período.
No dia 20 de outubro, por exemplo, um casal de banhistas foi arrastado pela correnteza do mar no costão do canto sul da Praia do Rosa, em Imbituba. A mulher foi resgatada por populares no mesmo dia, já o homem, identificado como Joarles Wildelany dos Santos Silva, agente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, de 27 anos, ficou desaparecido.
De qualquer forma, as atividades relacionadas com os postos de guarda-vidas só começarão diante da Operação Estação Verão. Apesar de ter início marcado para novembro, a ação do Corpo de Bombeiros só estará em pleno funcionamento em dezembro. Dessa maneira, é importante que as pessoas sigam tomando cuidados.
La Niña atuando em SC
O aumento nos casos de afogamento em outubro deste ano pode estar relacionado ao menor volume de chuvas em 2024 em comparação a 2023. De acordo com a Epagri/Ciram, em outubro de 2023, a precipitação ultrapassou 400 milímetros em grande parte do Estado, três vezes a média histórica para o mês. Para novembro, a previsão é de chuvas próximas à média em Santa Catarina. Assim, menos chuvas, mais sol e clima propício para as praias.
Segundo a meteorologista da Epagri, Laura Rodrigues, a previsão indica uma configuração do La Niña com intensidade fraca e curta duração entre a primavera e o início do verão. “Alguns modelos climáticos sugerem uma redução na probabilidade de formação, intensidade e duração do fenômeno”, explica.
A ocorrência do La Niña provoca alterações na circulação atmosférica, resultando em chuvas intensas e volumosas no Norte e Nordeste do Brasil, enquanto a região Sul tende a ter um clima seco e quente. Nos próximos meses, espera-se a ocorrência de dias consecutivos com temperaturas acima de 30°C. Assim, fica claro que as praias ao redor do estado deverão ser um reduto para aqueles que estão fugindo do calor.
Estação Verão 2024/2025 CBMSC
O aumento expressivo de afogamentos no mês de outubro é um alerta sobre a necessidade de conscientização popular sobre medidas de prevenção à acidentes na água. Além disso, a ausência de guarda-vidas nas praias durante a alta procura a esses espaços ressalta a necessidade de repensar os planejamentos estratégicos de atuação para o próximo ano. Com as alterações climáticas trazidas pelo aquecimento global, os órgãos de segurança e prevenção podem acabar realizando adequações para melhor atender a população.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da preocupação constante com os afogamentos, mesmo fora da alta temporada. As ações de pré-temporada da Operação Estação Verão iniciam dia dois de novembro e seguem aumentando gradativamente até a alta temporada, em dezembro. Para o verão 2024/2025 o CBMSC conta com 411 postos guarda-vivas, 145 viaturas, 53 moto-aquáticas, 03 aviões, 33 quadriciclos, 163 embarcações e 02 helicópteros.
Dicas para cuidados contra afogamentos, segundo a Defesa Civil:
- Não superestime sua capacidade de nadar
- Tenha sempre atenção com as crianças.
- Nade longe de pedras, estacas ou píeres.
- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.
- Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas: A vala ou corrente de retorno é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se você entrar em uma vala nada paralelamente a ela até conseguir escapar ou peça por socorro imediatamente.
- Nunca tente salvar alguém se você não for preparado par fazê-lo. Muitas pessoas morrem desta forma.
- Ao pescar em pedras, observe antes se a onda pode alcançá-lo.
- Antes de mergulhar no mar cerifique-se da profundidade.
- Afaste-se de animais marinhos como águas-vivas e caravelas.
Colaboração: Jornal Tribuna de Notícias / Luan Ghisi