O Balneário Rincão recebeu neste final de semana (24 e 25/1), mais uma ação da Arena do Verão Unesc, iniciativa que levou aos veranistas uma programação diversificada voltada à promoção da saúde, do lazer, do esporte e da educação. As atividades integram a agenda especial promovida pela Universidade ao longo do mês de janeiro. No sábado, práticas esportivas e ritmos movimentaram a orla, já no domingo ensolarado, o destaque ficou por conta das atividades de prevenção no mar e da alta competitividade na arena esportiva, reunindo centenas de veranistas e atletas no Projeto Golfinho e no campeonato HandBeach.
No próximo final de semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a programação do Verão Unesc na orla será finalizada em grande estilo. As atividades gratuitas para todas as idades ocorrem das 9h às 13h na área central do balneário.
Água no umbigo, sinal de perigo!

O Corpo de Bombeiros Militar de Içara, vinculado ao 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma, em parceria com a Universidade, realizou neste domingo, na Arena Verão Unesc, mais uma etapa do Programa Golfinho.
A iniciativa, que ocorre desde 1998, reuniu cerca de 30 crianças veranistas, de 7 a 11 anos, com o objetivo central de promover a segurança aquática e a cidadania, visando reduzir os índices de incidentes em ambientes de lazer, já que o afogamento é a segunda maior causa de mortes nesta faixa etária, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

Durante a jornada, os participantes receberam instruções detalhadas sobre como identificar riscos no mar, como as correntes de retorno, a interpretação correta das cores das bandeiras de sinalização e a defesa do meio ambiente. O subtenente Renato Bonelli Bitencourt reforça que o aprendizado se estende para além da orla. “A Unesc é uma grande parceira nossa; tem nos ajudado muito a divulgar e executar esse projeto. Aqui ensinamos o comportamento adequado em rios, lagoas, piscinas e cachoeiras. O foco é a prevenção de forma lúdica, tornando as crianças mais conscientes e cuidadosas”, pontuou.
Ainda segundo o subtenente, o propósito é plantar essa semente para que continue gerando frutos. “As crianças são multiplicadoras dessas informações. Esta é a terceira etapa aqui na praia; já realizamos uma em dezembro e duas agora em janeiro, encerrando em fevereiro, junto com o fim do verão. Com isso, queremos ecoar em todo o litoral o slogan do Projeto Golfinho: ‘Água no umbigo, sinal de perigo!’”, enfatizou.

Entre os destaques desta segunda etapa estiveram o treinamento prático, no qual as crianças assistiram a uma simulação real de resgate e tiveram contato direto com o mar sob supervisão.
O evento foi encerrado com a entrega dos certificados de participação e o tradicional batismo do Corpo de Bombeiros, celebrando a formação de novos multiplicadores da cultura de prevenção.
Handebol de Criciúma domina o pódio na Arena Verão Unesc

As equipes de handebol, masculina e feminina, da Associação Desportiva de Handebol de Criciúma (ADHC), que contam com o apoio da Unesc e da Fundação Municipal de Esporte de Criciúma (FME), dominaram o pódio do Campeonato de Handebol de Areia, realizado neste domingo, na Arena Verão Unesc.
Mesmo sob um sol forte, a competição apresentou alta competitividade. Ao todo, 14 equipes, divididas igualmente entre as categorias masculina e feminina e envolvendo cerca de 160 atletas, transformaram a quadra em palco para disputas acirradas, atraindo veranistas, familiares e entusiastas do esporte. O grande destaque foi o projeto da ADHC, que garantiu o lugar mais alto do pódio em ambas as categorias, consolidando a força da parceria com a FME e a Unesc.
Disputas e Resultados
No masculino, a equipe ADHC/FME/Unesc sagrou-se campeã após superar adversários de peso, incluindo a representação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de Florianópolis, que ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar foi ocupado pela equipe da Associação Desportiva Amigos do Sul (Adas) e FME de Içara.
Já no feminino, o roteiro de vitória se repetiu: a ADHC/FME/Unesc garantiu o ouro. A disputa pelas demais posições foi acirrada entre instituições de ensino tradicionais, com a Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, do Distrito do Rio Maina, conquistando o segundo lugar, e o Colégio Marista de Criciúma fechando o pódio na terceira colocação.
Esporte e prevenção no Balneário

O campeonato de handebol foi um dos pontos altos de um domingo repleto de atividades. Além da competição esportiva, a Arena Verão Unesc serviu como base para ações educativas, reforçando o compromisso da Universidade com a comunidade por meio das orientações de segurança aquática voltadas ao público infantil, que ocorreram simultaneamente.
“Nem mesmo o forte calor diminuiu o ímpeto e o ritmo dos atletas. Vimos um nível técnico excelente, que reforça a Arena Verão Unesc como um ponto de referência para o esporte e a convivência no Rincão. Esta edição foi o maior evento dos últimos anos e a parceria com a Unesc e o Handebol veio para ficar. Foram 14 equipes este ano, de seis municípios, com a participação de 158 atletas. Estamos muito contentes; foi um evento maravilhoso e recebemos muitos elogios pela estrutura disponibilizada pela Universidade”, destacou o organizador do evento, Martinho Mrotskoski Neto.
Classificação Geral
1º Lugar: ADHC/FME/Unesc
2º Lugar: Udesc/Florianópolis
3º Lugar: Adas/FME Içara
Classificação Masculina
1º Lugar: ADHC/FME/Unesc
2º Lugar: Udesc/Florianópolis
3º Lugar: Adas/FME Içara
Classificação Feminina
1º Lugar: ADHC/FME/Unesc
2º Lugar: E.E.E.B. Padre Miguel Giacca
3º Lugar: Colégio Marista
















