terça-feira, 23 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Ações de orientação da ViaCosteira ajudam turistas durante deslocamento para as festas de fim de ano

Concessionária realiza ações educativas nas fronteiras com o Uruguai e Argentina, além de orientações em postos de serviço na rodovia - Foto: ViaCosteira
Com a chegada das festas de fim de ano e as férias, a BR-101 Sul/SC, sob gestão da ViaCosteira, uma empresa Motiva, é o destino procurado pelos turistas para chegada às praias. De acordo com a Embratur, de janeiro a novembro de 2025, cerca de 651 mil turistas internacionais visitaram Santa Catarina. E para este verão a expectativa não será diferente.
Para receber e orientar os turistas nesse período, a concessionária preparou ações educativas para os viajantes sobre como trafegar pelas rodovias com segurança, orientações sobre a utilização das praças de pedágio e quais são os meios de pagamento disponíveis, além de informações sobre os atendimentos da concessionária nas rodovias.
Recentemente a Costeira implantou novos pontos de autoatendimento nas praças de pedágio para que os motoristas passem mais rapidamente realizando o pagamento com cartões nacionais e internacionais.
Ações para estrangeiros da Argentina e Uruguai
Promotores bilingues estarão nas fronteiras do Rio Grande do Sul em Santana do Livramento e Uruguaiana e em um posto de serviço para conversar com os turistas estrangeiros que ingressarem no país até o final de janeiro, das 8h às 18h. Durante a abordagem, as equipes orientarão os turistas sobre como aproveitar melhor a viagem com dicas de segurança e informações sobre os meios de pagamento disponíveis nas passagens pelas praças de pedágio. Confira os locais das ações:
Auto Posto São João BR-101/RS – km 02 (sentido leste)
Posto Graal Baleia – Km 270 norte (Imbituba – SC)
Fronteira entre Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (RS)
Fronteira entre Paso de Los Libres (Argentina) e Uruguaiana (RS)
Ações para brasileiros
Equipes também estarão posicionadas no Posto Graal Baleia – Km 270 norte em Imbituba (SC) para conversar com os turistas brasileiros. Com a abordagem “Quanto mais tempo de férias, melhor” os clientes serão orientados sobre as formas de pagamento do pedágio e poderão participar de uma atividade lúdica que simula as formas de pagamento disponíveis nas praças de pedágio que são autoatendimento, pista automática (tag) ou dinheiro. Esta ação seguirá até o início de fevereiro, das 08h às 18h.
Orientações de segurança
Durante os dois feriados, a concessionária reforçará as ações ao longo das rodovias sobre a importância de seguir as recomendações:
  • Antes de pegar a estrada, verificar as condições do veículo, incluindo pneus, sistema de freios e luzes, e nível do combustível.
  • É fundamental respeitar a sinalização e os limites de velocidade.
  • Para trajetos de longa distância, programar pausas para descanso a fim de evitar a fadiga.
  • Utilizar corretamente o cinto de segurança e cadeirinhas para crianças.
  • Manter uma distância segura do veículo da frente e ao avistar um atendimento ou serviço nas rodovias, se possível, trocar de faixa.
Outra dica muito importante é não utilizar o celular enquanto dirige. Desde o ano passado, as concessionárias de rodovias da Motiva, entre elas a ViaCosteira, têm trabalhado esse tema de forma contínua.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis