A missão da Associação Empresarial de Içara de desenvolver com sustentabilidade as empresas associadas foi demonstrada na prática na 12ª gestão da entidade. Em meio a uma pandemia, a Acii não parou. Ao contrário, investiu na adaptação e inovação para tornar-se exemplo de que é possível avançar sempre. “Essa gestão realizou eventos que estimularam a criatividade e auxiliariam o desenvolvimento do ambiente empreendedor. Promovemos a profissionalização da gestão interna e fortalecimento da marca da Acii, ampliamos a representatividade e a defesa de bandeiras da classe empresarial”, resume a presidente, Adriana Mara de Oliveira.
A oportunidade de contribuir com o desenvolvimento local, além do aprendizado, relacionamento e networking, foram motivações para Adriana aceitar o desafio de presidir a Acii e conduzir as comemorações pelos 25 anos da entidade. “A força do coletivo é a base do associativismo. Por isso, os setores empresariais unidos têm maiores chances de alcançar objetivos comuns. O associado ganha com a representatividade e a entidade ganha com o engajamento do associado”, enaltece sobre os resultados da entidade apresentados na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 2, véspera da data de fundação.
O retrospecto da Acii mostra que a relação associativista içarense possibilitou, especialmente, ao longo dos últimos dois anos, a ampliação estrutural com um novo auditório. E o espaço maior permitiu que a cidade recebesse a capacitação de jovens aprendizes. Os investimentos se estenderam ainda a reformulação do Banco de Talentos; a criação do projeto de reversão de crise com mentorias; o levantamento de dados sobre os impactos econômicos; as campanhas de valorização local, de auxílio e de prevenção a covid-19.
O associativismo defendido pela Acii foi posto em prática também no relacionamento com outras entidades, por exemplo, no Voz Única. A cartilha formada por demandas do setor produtivo da cidade foi apresentada aos candidatos das eleições municipais de 2020 e tornou-se base para as bandeiras estratégicas da cidade após o pleito. A entidade realizou também o Seminário de Empreendedorismo e Inovação de forma online, criou um feirão de empregos digital e promoveu a troca de experiências entre os setores de recursos humanos com o ACII Indica. E, para concluir o mandato, lançou também, com o apoio da Via Gastronômica, a primeira edição do Festival Gastronômico de Içara.
Segundo Adriana, o sucesso dessa gestão foi uma consequência do atendimento das demandas, mas também do empenho da equipe interna e da diretoria, no atual mandato, compartilhada com a vice Tatiana Pavei da Silva. O voluntariado foi exercido junto também com o primeiro secretário Adílio Fernandes Filho, a segunda secretária Kátia Mara Maccari Cechinel, além dos vice-presidentes Reginaldo Borges Fernandes (administrativo), Douglas Wendhausen Bitencourt (financeiro), Pâmela De Sá (jurídico), Kleiton Patrick De Alcântara Avi (núcleos), Luciana Lima De Oliveira Zanette (soluções empresariais), Joel Valentin Seldenreich (indústria, comércio e serviços), Timóteo Paes De Farias (capacitação) e Lucas Lemos Serafim (relações internas e institucionais).
A gestão teve também o apoio e trabalho dos conselhos. O movimento associativista na gestão 2019/2021 contou com a atuação dos empreendedores Custódio Abílio Da Silva, Edson Da Rosa Cardoso e Rodolfo Back Loch com os suplentes Leandro Eufrásio Teixeira, Sidnei Castagneti e Willian Biff Brígido no Conselho Fiscal. Já no Conselho Superior, participaram Agenor Sartori Castagna, Caio Cesar Rodrigues Binotti, Edilson Zanatta, Filipe Silveira Pavei, Jerri Eduardo Joaquim, Joi Luiz Daniel, Sandro Giassi Serafin, Valmor Da Silva e Waldemar Luiz Casagrande sob a presidência de Ramiro Cardoso.
Colaboração: Inova Comunicação