A Operação Fio Desencapado – Ferro Velhos II, realizada na data de hoje, 22 de janeiro de 2026, corresponde à 2ª etapa de uma Operação Conjunta, dando continuidade às fiscalizações iniciadas em novembro de 2025.
A presente atuação integrada, consistiu na vistoria de estabelecimentos de reciclagem, sucatas e ferro velhos no município de Criciúma/SC, com foco na prevenção e repressão aos crimes de furto e receptação de fiação e identificação de possíveis irregularidades administrativas, sanitárias e ambientais.
A Operação contou com a participação dos seguintes órgãos: Policia Militar, Policia Militar Ambiental, Prefeitura municipal através dos seguintes órgãos: Departamento de Fiscalização Urbana (DFU), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretária do Meio ambiente, CELESC CASAN e CLARO TELEFONIA
Nesta fase foram vistoriados 31 estabelecimentos, sendo que apenas dois deles regularizaram sua parte documental junto à Prefeitura, resultando em 29 autuações do setor de alvarás da Prefeitura Municipal, com prazo de cinco dias, sob pena de multa e posterior interdição do estabelecimento, em caso de não regularização. Também foram emitidas 13 notificações pela Vigilância Sanitária, em virtude de problemas como: a) acúmulo de lixo e sucata ao ar livre; b) focos e risco de proliferação de mosquito da dengue; c) manutenção das mesmas condições irregulares da 1ª fase. 1 notificação da Defesa Civil pela obstrução do passeio público com lixo e materiais de sucata e 2 autuações por pendência de licenciamento ambiental.
Quanto à seara criminal foram efetivadas duas apreensões somando um total aproximado de 30kg de cabos metálicos de origem duvidosa, entre fiação e retalhos de fiação condutora de cabos telefônicos e de alta tensão provenientes de postes públicos, apreensão de 1 simulacro de arma de fogo, bem como 01 prisão em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica.




















