O 1º Encontro de Fanfarras do Município de Içara aconteceu, na última semana, no ginásio da Escola Municipal de Educação Fundamental Quintino Rizzieri. O evento reuniu as fanfarras das EMEFs Tranquilo Pissetti, Ângelo Zanellato, Alaíde Tabalipa, São Rafael e José Fernandes Silveira, além da do anfitrião.
“Ao todo, juntamos 250 estudantes em uma bela Fanfarra Municipal. Foi lindo de ver e de ouvir”, resume o maestro Marciel Cardoso Miguel, adiantando que esse primeiro encontro pode ter sido o pontapé inicial para uma série de novos eventos. “Poderíamos retomar os encontros regionais de antigamente e até criar um calendário de eventos voltado aos maestros e aos músicos”, sugere.
Marciel justifica que a medida poderia servir, até mesmo como estímulo para as crianças participantes das fanfarras. “Prepará-los somente para o 7 de setembro pode ser pouco. Precisamos deixá-los motivados durante todo o ano”, destaca.
Avanço – desde 2022, com incentivo do Governo Municipal e de acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Nerilda Vandir Felisberto, o número de fanfarras já começou a aumentar na cidade. “Tinhamos apenas duas; hoje já são seis. Registramos um grande avanço e não descartamos a possiblidade de que mais escolas passem a contar com a própria fanfarra”, prevê Nerilda.
Colaboração: Decom PMI