Votar em legenda, e não necessariamente em um candidato a vereador, costuma ser a opção de alguns eleitores nas eleições municipais. Ao invés de digitar cinco números do postulante a um cargo no Legislativo, ele digita os dois números do partido que, por suas razões, achar ideal. E, mesmo assim, o voto é considerado válido, fazendo parte da legenda. No entanto, o percentual de votos em legenda têm caído em Içara nas três últimas eleições.
Em 2008, dos 36.334 votos apurados, 2.020 eleitores decidiram votar diretamente em legenda, um percentual de 5,55%. Os votos foram concedidos diretamente para partidos entre 19 siglas. O PP, na ocasião, foi quem faturou o maior bolo desses votos. No pleito seguinte, em 2012, o percentual caiu para 4,44%. Dos 32.585 apurados, 1.448 foram em legenda. Neste caso, foram divididos, também, em 19 partidos, com o maior valor sendo alcançado pelo PT.
E, em 2016, por vez, o percentual sofreu uma nova queda, ficando na casa dos 4,21%. Dos 33.892 votos apurados para vereador, as legendas tiveram votos direto de 1.429 eleitores. Neste caso, foram 12 partidos recebendo votos desta forma, com o PMDB se destacando.
No pleito deste ano, são 13 partidos com candidaturas, portanto, que terão votos validados caso o eleitor vote apenas nos dois números da sigla. Os partidos que lançaram candidaturas foram: Democratas, MDB, PCO, Patriota, PCdoB, PL, Progressistas, PSD, PSDB, PSL, PT, PTB e Republicanos.
Da Redação – Içara News