Você está estressado (a)?

Quantas vezes ouvimos este questionamento durante o dia? E o que está acontecendo para que cada vez mais pessoas se encontrem nessa situação? Seria o tempo, ou a falta dele? O trabalho, o excesso de trabalho ou não tê-lo? Seriam as outras pessoas, ou nós mesmos?

De maneira bem didática, o estresse é um conjunto de reações que o nosso organismo desenvolve quando precisa se adaptar a alguma situação que exija um esforço diferente daquele habitual. Apresenta modificações físicas e psicológicas, que ocorrem como respostas na tentativa de manter ou restabelecer um equilíbrio.

A palavra estresse ganhou um significado negativo na rotina das pessoas. A partir do momento em que esta se sente desequilibrada (física ou emocionalmente), e apresenta sintomas de ansiedade ou quaisquer outros motivos de tensão, logo atribui a isso, o estresse. Porém, precisamos compreender que este é um impulso natural que ocorre para darmos respostas rápidas a determinadas situações, gerando resultados, crescimento e desenvolvimento pessoal.

Nosso corpo apresenta sintomas comuns da ansiedade, como inquietação, fadiga, irritabilidade, tensão muscular e o medo aparece como um protetor de situações que podem ser ameaçadoras, gerando desconforto. A Terapia Cognitiva, por exemplo, trabalha com técnicas de relaxamento muscular que podem ser utilizadas pelas pessoas em diversos espaços e apresentam resultados significantes, que é o que uma pessoa procura nestes determinados momentos.

Outro ponto importante que precisamos considerar, é que cada pessoa reage de maneira diferente aos estímulos estressores e nos mais diversos contextos. Isso acontece em função das experiências anteriores, do tipo de personalidade de cada um, das condições de vida atuais, do ambiente, enfim, é individual e, exige de nós que sejamos empáticos. Mas, o que é a empatia mesmo, Aline? É a capacidade que cada um de nós tem de se colocar no lugar do outro, de tentar compreender que cada um tem uma maneira de ser, de agir, de funcionar, e precisa ser respeitado.

A psicoterapia ajuda as pessoas a compreenderem quais são os principais estressores e avaliá-los para gerar modificações. A mudança no comportamento habitual é resultado da compreensão cognitiva do que é mais prejudicial para a pessoa naquele momento, tendo como foco o que é mais urgente e em seguida outras questões importantes que necessariamente devam ser trabalhadas.

Procure um psicólogo, este profissional está habilitado para auxiliar você!!!

 

Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464

Atendimentos em Forquilhinha, Criciúma e Içara, no Centro Clínico La Vie, no Bairro Jardim Silvana. Telefones para contato: (48) 9.9944.3533 ou (48) 3468.4304.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis