O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Viver-SUS Unesc) que conta com uma equipe composta por quatro acadêmicas, uma residente e uma professora dos cursos da área da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), estão conhecendo o trabalho desenvolvido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Içara. A atividade, iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 23 e segue até o dia 25. O Projeto tem como objetivo conhecer a realidade do SUS entre teoria e prática. A equipe está conhecendo a gestão da Secretaria e demais setores da Secretaria.
“O sistema que Içara utiliza no atendimento aos pacientes de Saúde Mental é exemplar. A organização, que inicia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e depois o encaminhamento ao Ambulatório, onde o paciente tem acesso a consultas semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com a necessidade. Além disso há uma gama de profissionais que desempenham um excelente papel no órgão”, coloca a acadêmica da décima fase de psicologia Tainara Teixeira.
“A formação, além das paredes da universidade é essencial. Tenho certeza que as meninas levarão uma bagagem de conhecimento dos dias que estão vivenciando em Içara”, destaca a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.
Colaboração: Imprensa PMI