terça-feira, 11 fevereiro, 2025
Ultimas noticias

Vítima de câncer, falece a historiadora Derlei De Luca

A professora e historiadora Derlei Catarina De Luca faleceu neste sábado, dia 18, em São Paulo, por complicações decorrentes de um câncer. O corpo será transladado para Içara, sua cidade natal, onde deve ser velado a partir das 15 horas deste domingo, na Capela Mortuária do município.

Nascida em 1946, Derlei começou sua militância no movimento estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina, posteriormente foi para Juventude Católica e Ação Popular, um caminho comum seguido por muitos militantes ligados à fé cristã.

Presa por policiais militares em 23 de novembro de 1969, aos 22 anos, ao ser confundida com a advogada Maria Aparecida Costa, da ALN, grupo coordenado por Carlos Marighella, assassinado 19 dias antes, foi barbaramente torturada e acabou exilada em Cuba.

Mas sobreviveu para lutar contra a Ditadura Militar e a favor dos direitos humanos, bandeira que defendeu até o último minuto de vida. Fundou e coordenou o Comitê Catarinense Pró-memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos, militou no grupo Tortura Nunca Mais e integrou a Comissão Estadual da Verdade, que apurou os crimes cometidos durante o regime militar.

Escritora, ocupou a cadeira número 1 da Academia Criciumense de Letras. Também trabalhou durante 25 anos na Apae de Içara, além de atuar como professora em vários colégios no Sul do Estado. Em 2001, recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina a medalha Antonieta de Barros.

“Içara e o Brasil perderam uma guerreira incansável na luta pela democracia. Derlei Catarina De Luca, mulher de fibra, forte, corajosa, enfrentou diversas batalhas: a militância, a prisão, o exílio, as saudades de casa, da família e do filho, mas resistiu. Com marcas no corpo e na alma, seguiu lutando bravamente, nos anos pós-ditadura, por memória, verdade e justiça. Gratidão por ter tido a oportunidade de conhecê-la. Meus sentimentos aos familiares”, disse o prefeito Murialdo Gastaldon, um dos tantos a se manifestar sobre a perda. Em razão do falecimento, ele decretou luto oficial de três dias em Içara.

 

Redação Içara News

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis