Vinho Goethe Safra 2023 recebe selo de Indicação de Procedência em primeira avaliação do ano

Foto: Divulgação

O evento, realizado na Vinícola Mazon, reuniu quatro vinícolas e 11 produtos

O reconhecimento da excelência do Vinho Goethe, proveniente dos Vales da Uva Goethe, alcançou um marco significativo ao passar pela primeira banca de avaliação do ano em busca do cobiçado selo de Indicação de Procedência. O evento, realizado na Vinícola Mazon, reuniu quatro vinícolas e 11 produtos, entre vinhos tranquilos e espumantes, que foram minuciosamente avaliados por um corpo de oito especialistas, incluindo produtores de uva, enólogos e engenheiros agrônomos.

A análise sensorial às cegas seguiu as rigorosas normas do Caderno de Especificações Técnicas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), abrangendo aspectos visuais, gustativos e aromas do vinho. “Esta é uma das etapas cruciais do processo de avaliação para que a vinícola obtenha a permissão para utilizar o selo. O processo anual é de extrema importância para preservar a qualidade do vinho branco produzido a partir da uva Goethe,” explica a consultora responsável pela implantação da Indicação Geográfica, Andréa Vargas dos Santos.

Além da análise sensorial, o processo de obtenção do selo envolve outras etapas complexas. As vinícolas devem cumprir requisitos de produção que vão desde o cadastro dos vinhedos e práticas culturais até o respeito aos aspectos culturais, ao saber ancestral e ao meio ambiente. A consultora Andréa destaca que os vinhos também passam por análises físico-químicas, e as vinícolas precisam fornecer informações detalhadas por meio do formulário de rastreabilidade e outros documentos requisitados pelo Conselho Regulador. Todo esse processo torna-se uma referência no cenário vitivinícola brasileiro.

Sucesso na busca

O sucesso na busca pelo selo de Indicação de Procedência é resultado do trabalho árduo da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (PROGOETHE), fundada em 2005, que reúne produtores de uva e vinho da região. Seu objetivo é elevar a uva e o vinho Goethe ao status de um produto nobre e especial, conquista que foi alcançada em 2012, quando recebeu a indicação de procedência pelo INPI.

A uva Goethe, uma variedade híbrida com 87,5% de genes de Vitis vinifera e 12,5% de genes de videiras americanas (Vitis labrusca), provou-se adaptada às particularidades do solo, clima e umidade na região sul de Santa Catarina. Com esse prestigiado selo, o Vinho Goethe 2023 está pronto para cativar ainda mais o exigente público consumidor, consolidando-se como uma referência de qualidade e tradição na vitivinicultura brasileira.

Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis