A comunidade de Vila Nova está em festa. No próximo fim de semana acontece mais uma celebração em honra a Santo Isidoro, na Paróquia São Miguel. O evento costuma atrair centenas de pessoas vindas de várias comunidades. No sábado e domingo haverá missa, almoço, janta, apresentações, leilões, desfile de tratores, entre outras atividades que já se tornaram tradição.
“Para o domingo estamos aguardando entre 500 e 1 mil pessoas, que é o público que geralmente temos registro na Festa de Santo Isidoro. Esta é uma festa mais familiar, voltada realmente à família, para que os agricultores sejam celebrados. Todas as comunidades pertencentes à Paróquia participam”, anuncia a integrante da comissão organizadora e do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep), Terezinha Budny.
Para o sábado, há uma programação mais simples, composta por jantar, seguida de bingo, sorteio de brindes e apresentação musical. “Mas este ano houve uma inovação. No último sábado, já realizamos um jantar dançante voltado para a Festa de Santo Isidoro. A janta contou com 550 pessoas, foi algo muito positivo. Comemoramos bastante”, declara Terezinha.
Já para o domingo, a programação é mais extensa. E ela inicia com o tradicional desfile de tratores, às 9h30. O início será na comunidade de Espigão e parte em direção à Igreja Matriz, no bairro Vila Nova. “O desfile de tratores é a marca da Festa de Santo Isidoro. Hoje em dia não há mais a possibilidade de se fazer a festa sem o desfile. A maioria dos agricultores participa”, destaca a integrante do Caep de São Miguel.
Com a chegada dos tratores na Igreja Matriz, será realizada a missa em honra a Santo Izidoro. Logo depois, ocorre o almoço, com os ingressos vendidos no momento. À tarde, haverá arremates e show. Antes mesmo do início da festa, celebra-se Santo Isidoro através das novenas. De acordo com Terezinha, ao todo são nove celebrações deste porte, sempre buscando privilegiar comunidades diferentes.
Especial Jornal Gazeta